Sunday, January 16, 2005

Lena d'Água & Atlântida



Zeca Neves (bx), Carlos Fortuna (gt), Nanã Sousa Dias (sx)
1982
>

8 comments:

Joao Augusto Aldeia said...

Estas fotografias - belíssimas - têm um ar bastante hippie (se fossemos sofisticados diríamos: uma estética hippie). No entanto datam do início dos anos 80, já longe da era psicadélica. Tenho estado a tentar compreender o que é que lhes dá essa cracterística: por um lado, são as referências "índias" (cabelos longos, presos com uma fita, a roupa); por outro lado, a muita pele à vista; mas também a expressão, a qual, no entanto, não consigo qualificar.

Veja-se, por exemplo, esta fotografia de Grace Slick, vocalista dos Jefferson Airplane, que tem alguns elementos em comum:
http://www.geocities.com/vilardemouros1971/fotos/jeffersonairplane.jpg

A roupa e adereços de inspiração índia eram uma característica das "tribos" de Haight-Ashbury: os índios representavam a ligação íntima à natureza e uma autencidade humana, bastante valorizada pela geração das flores. A pele à vista, evidentemente, encontra-se associada à libertação do corpo, característica dos anos 60 - e não só dos hippies.

O que fica por saber é: porque é que esta menina vestia assim nos anos 80 ?

Helena said...

sim! porquê?
*:)

Joao Augusto Aldeia said...

Bem, era a brincar. As pessoas, sob a aparente diversidade de modos de vestir, afinal seguem padrões muito rígidos. Aquelas que são verdadeiramente originais acabam por parecer "fora de moda". Na realidade não sei se estas imagens da Lena d'Água do início dos anos 80 estavam in ou não, mas ocorreu-me que, se tinham um ar "hippie", poderiam ser algo anacrónicas - poderia ter sido alguma forma de revivalismo. Mas era uma brincadeira.

Helena said...

quando éramos putos e brincávamos aos índios e aos còbóis eu era sempre dos índios
deve ser desde aí

e eu fiz 4 anos em 1960, em 68 tinha 12, em 72 fiz 16

&;)

ah, e tb fiz patinagem artística e dei catequese

e gostava de ser uma mistura de sininho e peter pan
uma guerreira pela liberdade de voar

helena
um bocadinho grega mas com botas
:D

Anonymous said...

Ok. Obrigado.
;-)

Helena said...

de nada
;)

Ricardo M. said...

Palavras para quê ... fascinado

Helena said...

olá!
;D*