Monday, September 12, 2005

Querida Lena d'Água


A Lena desapareceu da 'minha' vida e reaparece, muitos anos mais tarde, num programa onde se vêm as estrelas no dia à dia, reduzidos a pessoas como nós. A imagem da Lena a brincar com a borboleta é dos momentos televisivos mais bonitos que vi. A borboleta é fragil, vive rápido, arde depressa, é atraída pela luz e é delicada.
Nos momentos mais tristes, em que ficavas no teu mundo, o mesmo onde eu me refugio por vezes, só me apetecia passar ali de avião com uma faixa "adoro-te Lena".
Agora não é uma faixa e um avião, é só um modesto e-mail:

Adoro-te Lena!

Beijos

L


February 12, 2004

17 comments:

Drum'n'Bass said...

Engraçado, ja tinha lido este e-mail algures na "teia"da internet há um tempo atrás. Tá muito bonito.

Em relação ao e-mail do outro "post", bem como os "comments" que lhe seguiram haveria muito pano para mangas. Acho que ha ali muitas ideias baralhadas. Concordo muito aqui com a "L" quando diz: "A música pop portuguesa perdeu muito no início dos 90 e nunca mais foi a mesma". Nessa altura se um grupo ou um cantor(a) não correspondesse ao estilo "esgrouviado-rock-ska-etc" a "máquina" tratava logo de o afastar e remetê-lo ao insucesso ou então simplesmente não o editava. Em relação à última parte da frase "...e nunca mais foi a mesma" não concordo tanto. Penso que a partir de 2000 houve uma nova consciência que despertou em relação à musica portuguesa. Há por aí muitos grupos novos que têm muito para dar e são excelentes(Clã, Gift, Loto, Plazza), é preciso é que a dita "máquina" não lhes tire o tapete debaixo dos pes tal como fez a alguns grupos e cantores dos anos 80 que pura e simplesmente os fez desaparecer. E isso reflectiu-se mais nas vozes femininas. Tal foi o caso da Lena D'Água, da Adelaide Ferreira, a Pilar, a Né Ladeiras, a Anamar, so para enumerar alguns exemplos. Coincidência ou não o q é facto que a "máquina" quase como que silenciou grande parte das vozes femininas do país não lhes dando o reconhecimento merecido. Todas elas tentam ainda lutar por "um lugar ao sol", que é mais que merecido. E de todas elas a Lena é a que vai no melhor caminho e é a maior de todas elas em voz, música, personalidade, em tudo :)
A Adelaide perdeu-se a meio do caminho em papeis secundários em telenovelas de ma qualidade, a Pilar fez 2 discos interessantes em 2000 mas a voz não é das melhores, a Né Ladeiras tem ideias interessantes mas ao concretizá-las faz tudo em excesso e não dá pra ouvir, a Anamar ao que parece também fez recentemente 2 discos dos quais não posso falar porque não conheço.

É natural que dentro da musica portuguesa haja várias vertentes e estilos, não condeno isso e até acho bem haver variedade, não podemos gostar todos da mesma coisa, mas nunca a música da Lena foi rotulada nem nunca será rotulada de pimba. Penso que a música da Lena estará mais ao lado de um Sérgio Godinho, de um Jorge Palma. Pena é que certos cantores com carreiras promissoras e com grandes vozes tenham optado por essa vertente da musica facil e com sucesso imediato (a musica pimba).

Hoje em dia as rádios e a TV também não ajudam a curar a dormência musical em que muitos portugueses se encontram. Alguns ja conseguiram despertar e passar os ouvidos por coisas novas e originais. Mas muitos deixam-se levar pelas palhaçadas das rádios e pelo excesso de musica repetida que passam. O caso da Radio COmercial é o mais flagrante, mas se formos a vêr todas as rádios são assim. É claro que há excepções, a Radar FM, a Oxigénio, são bons exemplos. São rádios que nos dão a conhecer musica, enquanto as outras comerciais dão-nos aquilo que ja conhecemos há meses a fio e ainda por cima são elitistas, só passam determinado tipo de grupos.

Bom, ja me alonguei mas é o que digo isto dava aqui pano pra mangas :)

Anonymous said...

Excluindo alguns concertos e umas Febres de Sábado de Manhã, só estive no mesmo espaço físico que tu uma vez: na festa de aniversário do filho da ex-mulher dum amigo comum, há uns 3 ou 4 anos (se calhar mais, o tempo passa tão depressa...). Foi a única vez que te vi a menos de um metro de distância e até chegámos a falar-nos. Esse pouco tempo deu no entanto para confirmar a impressão que já tinha de ti. És divertida, inteligente, linda, e tens um dos mais belos sorrisos que alguma vez vi...
Um dia destes (re)encontra-nos-emos inevitalmente. Temos tantos amigos comuns que o difícil é que não aconteça. Beijos.

Desculpa ter-te roubado descaramente o mp3 para o meu blogue.

Anonymous said...

O email do L está muito interessante.
O comentário do Techno está acertadíssimo.

I said...

Bom dia Amigos! esta um dia lindo! Apesar do sol ja cheira a Outono, não sentem? e há vento...um vento fresco, delicioso! Um Dia Feliz!

Drum'n'Bass said...

Bom dia Lena :)

Olá I! É verdade apesar de estar calor ja se sente aquela brisa que torna o Outono uma das minhas estações preferidas. É bom para caminhar na praia :)

I said...

É tónico!!! Olá Tech!!!!! Ainda estas de férias? a caminhar na praia?

Drum'n'Bass said...

Estou mais a caminhar sobre os papeis, sem ver a luz do dia. Aqui não há janelas (incrível não é?!)
Mas ja fui almoçar e andei um bocado. Tá um bom dia, concordo :)
O Deus SOL brilha lá no alto a avisar que o Verão ainda não acabou :)

Mas férias, já há mais de 1 mês q não sei o que é isso. Provavelmente como as coisas estão só vou voltar a saber la pro fim do ano. Nunca tirei férias no Inverno mas até não deve ser mau. Naqueles dias em que chove desalmadamente e está frio deve saber mesmo bem ;)

I said...

ai sabe, sim! então se te pirares para o hemisfério sul nem imaginas o bem que sabe! o pessoal aqui todo a bater o dente e a gelar e tu, todo bronzeado, numa praia do Planeta -de-Baixo, daquelas com palmeiras, cocos...

Helena said...

olá, amigos :)

recebi hoje esta prenda




;)

Drum'n'Bass said...

Olá Lena! Estás por aí? :)

Drum'n'Bass said...

Não sei I, eu também gosto do Inverno tal como gosto do Verão, por isso também gosto de o "saborear". Ainda em Abril do ano passado estive em Dublin, tava um frio de rachar, e pela primeira vez vi nevar. Fiquei mesmo emocionado.
Acho que para ir de férias no Inverno para um país onde é Verão só mesmo em Fevereiro e no Carnaval, no Rio de Janeiro, ou então no fim-de-ano :)

Drum'n'Bass said...

É claro que pra isso também não é só querer ir, ha sempre a questão do € Esse tipo de sonhos são muito caros nessas alturas festivas.

Helena said...

não, não estava aqui :)

tenho vindo menos, estou a tentar prosseguir com a arrumação em álbuns das fotos da minha vida
(desde o ano passado! =:|

tenho feito apenas umas rapidinhas
;)***

Drum'n'Bass said...

Bom dia Lena!

Os bilhetes pros Coldplay já voaram
:/

Espero que pros Sigur Ros não voem tão depressa, pelo menos até eu comprar ;)
Gostas deste grupo?

Helena said...

já sabia :/

e não conheço

:)

Gardénia said...

percorro as avenidas do meu ser
onde jardins de estátuas uivam à lua,
Bronzes esculpidos com postura de anjo.
Preciosa arte, silencios de Deus...

miguel serôdio
pétalas de gardénia

Helena said...

:)