Tuesday, February 06, 2007

o tempo de voltar a Portugal

A primeira vez que cantei canções portuguesas com um trio de jazz* foi no programa apresentado pelo Diogo Infante na RTP, Canções da Nossa Vida, em 1999.
Eu tinha participado no projecto “as Canções do Século”, cujo único disco, gravado ao vivo em novembro de 93 no casino Estoril, nos levou a actuar em inúmeras salas de espectáculos do país até final de 99.
A vontade de regressar a solo -- desligada do que tinham sido os primeiros anos da minha vida enquanto cantora na área do rock e do pop/rock -- deu início à colaboração com músicos da área do jazz na elaboração de um repertório da cantora Billie Holiday, estreado em novembro de 99 na mítica sala do Hot Clube de Portugal e levado à cena -- com a colaboração do agora extinto IPAE –, até meados de 2002.
Foi neste tempo que a minha relação artística com o universo dos músicos de jazz de Lisboa se foi consolidando, levando-me a convidar o contrabaixista Bernardo Moreira**, a fazer arranjos para canções portuguesas da minha vida.
Era tempo de voltar a Portugal, trazendo na bagagem três anos de viagem pelos clássicos americanos do princípio do século XX na companhia dos músicos*** com quem aprendi na prática a navegar nas imprevisíveis e profundas águas do jazz.
Fui buscar canções ao baú da minha memória afectiva e estreávamos a experiência em 2002, com uma formação que incluía o piano do Rodrigo Gonçalves e a bateria do André Sousa Machado, além do Bernardo Moreira no contrabaixo, o André Fernandes na guitarra e o João Moreira no trompete.
Em maio de 2004, convidada a participar numa festa de homenagem ao António Variações no Teatro Maria Matos****, senti a obrigação de continuar a insistir gravar aquilo que considero um documento histórico do Portugal do final do século XX, dos seus poetas, dos seus músicos e dos seus cantores.
No final de mais um fim de semana em que tocámos este repertório no Hot clube, em maio de 2005, fui apresentada ao Helder Nelson, o produtor independente que tornou realidade esta gravação ao vivo no dia 20 de dezembro desse mesmo ano.

Lena d’Água
Lisboa, 29 de janeiro de 2007


* Bernardo Moreira no contrabaixo, André Fernandes na guitarra e André Sousa Machado na bateria
** chamado a substituir o Nelson Cascais num concerto nas Caldas da Rainha, concerto esse que alguns factos acontecidos nessa noite tornaram inesquecível
*** andré sousa machado, rodrigo gonçalves, nelson cascais, vasco agostinho, bruno santos, joão moreira, bernardo moreira, nuno ferreira, andré fernandes, alexandre frazão, bruno pedroso, afonso pais, rui caetano, filipe melo, marco franco
**** com o trio contrabaixo guitarra e bateria (Moreira, Fernandes e Marco Franco)